O POTENCIAL DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

O POTENCIAL DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Compartilhe:



O Brasil tem um potencial fantástico para geração solar já que apresenta excelentes índices de irradiação dentro de todo território. São vários os benefícios, e o dimensionamento do sistema de energia solar fotovoltaico adequado dependerá da quantidade de energia que deverá ser gerada para atender o percentual desejado de economia na conta de energia. 

Outro fator que deve ser considerado é o tempo necessário para que a instalação se pague – o chamado retorno do investimento. Para chegar a ele, de maneira simplificada, basta dividir o custo total do sistema pelo valor da economia mensal na conta de luz após a devida instalação, considerando nesse cálculo a variação anual com os reajustes das contas. 

Isso vem tornando cada vez mais o investimento mais atrativo para quem vai instalar e para quem já está produzindo a sua própria energia.

ENERGIA SOLAR EM PROPRIEDADES RURAIS

O setor do agronegócio tem conseguido se destacar e muito com a geração da energia solar no campo. E um dos segredos é justamente o aumento da produtividade, efetividade, economia e a inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados consumidores.

Só aumentam o número de propriedades rurais que estão se beneficiando e adotando práticas mais econômicas e sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica. Fazendas, independentemente do porte, geralmente contam com galpões para utilidades diversas, como estocagem de material, alimentos, maquinários e animais. 

Um sistema conectado à rede poderá atender toda a demanda de energia de uma casa ou propriedade rural, independentemente do tipo de consumo: seja ele um bombeamento, motores, ordenha, iluminação ou aparelhos eletroeletrônicos.

ENERGIA SOLAR E AVICULTURA

Considerado como um dos setores mais importantes para a economia brasileira, a avicultura tem alta demanda energética. Isso porque os responsáveis pela criação de aves convivem, constantemente, com a necessidade de alto investimento em consumo de energia para manter a ambiência ideal em granjas e oferecer boas condições de conforto aos animais.

O calor e as frequentes mudanças de temperatura estão entre as principais causas da perda de animais na avicultura. Sendo assim, é importante observar as condições ideais para cada fase de desenvolvimento da ave.

Ao recorrer a energia solar fotovoltaica, as granjas podem desfrutar de uma série de vantagens, como economia em até 95% na fatura de luz, possibilidade de utilização de créditos de energia, e o não reajuste e aumento de taxa tarifárias.